Departamento de Cultura, Lazer e Turismo de Ferros desenvolve projeto de Educação Patrimonial com apoio de Escolas do município.

Com apoio das Escolas Municipal Felicíssimo Martins Quintão e Estadual Silveira Drumond, o Departamento de Cultura, Lazer e Turismo de Ferros desenvolveu o Projeto “Preservando a Antiga Cadeia de Ferros – História em Quadrinhos”, que faz parte do plano de ação (re) conhecendo a identidade cultural de Ferros: fortalecimento de memória. Trata-se do prédio em questão, de um Bem Cultural Tombado e Inventariado na esfera municipal, possuindo grande relevância para a municipalidade. Durante a execução do Projeto que teve total apoio da Secretaria Municipal de Educação, os alunos dos 4º e 5º anos das escolas envolvidas participaram de palestra organizada e desenvolvida pela Coordenadora do Departamento de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo Rosa Helena, que ainda os acompanhou em visita ao Prédio da Antiga Cadeia para melhor compreensão das suas características, motivos pelos quais tornou-se um Bem Cultural do município.  Ao final da ação, os alunos elaboraram histórias em quadrinhos, usando para tal de muita criatividade, onde concluímos que houve interesse pelo projeto e estudo mais aprofundado e específico sobre o imponente imóvel, parte da história do município. Na leitura das histórias pode-se perceber que a sugestão desse gênero literário colaborou para que os alunos envolvidos desenvolvessem o assunto de forma prazerosa, o que facilita ainda mais a apropriação de maior aprendizagem. O Departamento de Cultura, Lazer e Turismo de Ferros considerou os resultados muito positivos, pois além de compreenderem a relevância e características arquitetônicas do imóvel, os envolvidos puderam se apropriar de mais conhecimento e sensação de pertencimento em relação aos bens culturais ferrenses. Durante o bate papo da roda de conversa, tanto professores quanto os alunos envolvidos acharam válida a proposta de realização do projeto, pois foi uma forma de se apoderarem da história do patrimônio cultural do município e da necessidade de se preservar e conservar seus Bens. A dificuldade apresentada foi o pouco tempo para desenvolvimento das atividades e as chuvas torrenciais, que fez com diminuísse a frequência dos alunos que residem na zona rural do município.