Pular para o conteúdo

Família Acolhedora

Conheça e se Cadastre como Família Acolhedora

 

Para atravessar uma tempestade na vida, às vezes, tudo que uma criança ou adolescente precisa é ser acolhido provisoriamente por uma família.

Vamos conhecer o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e entenda como isso pode ser feito!

O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora é uma política pública que tem como objetivo garantir o direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes que foram afastados de suas famílias de origem , por medida de proteção aplicada judicialmente em razão da violação dos seus direitos , nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA).

Na pratica, uma família acolhedora, que foi devidamente cadastrada e capacitada para esta função, recebe, temporariamente, em sua casa uma criança e/ou adolescente que precisa de acolhimento provisório, ate que possa retornar para sua família de origem ou ser inserida em família extensa, ou quando isso não for possível, ser encaminhada para adoção. Importante destacar que todo o período de acolhimento é acompanhado por assistente social e psicóloga.

Durante o período de acolhimento a família acolhedora receberá a bolsa – auxilio, que será destinada  a ajudar nas despesas com a criança ou adolescente como alimentação, vestuário, transporte, lazer, etc.

O valor da bolsa-auxilio será de um salário mínimo e sera repassado pelo município durante o período que perdurá o acolhimento.

 

Residir no Município de Ferros há mais de dois anos e nele permanecer durante todo o período de acolhimento;

Ser maior de 21(vinte e um) anos;

Não possuir antecedentes criminais, comprometimento psiquiátrico e dependência alcoólica ou de substâncias psicoativas;

Possuir disponibilidade de tempo, tanto nos cuidados com a criança ou adolescente, bem como para participar das atividades e intervenções do Serviço;

Existir a concordância dos membros da família acolhedora com o acolhimento;

Não estar inscrito(a) no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento(SNA) e não manifestar interesse em adoção.

 

As pessoas interessadas devem acessar a ficha de inscrição no site da Prefeitura Municipal de Ferros ou entrar em contato pelo número telefônico:   31 3863-1832.

Também é possível esclarecer dúvidas pessoalmente com a equipe técnica na sede do serviço, localizada à Rua Silveira Drummond, n°209, Santa Luzia Ferros – MG.

A partir do contato inicial, a pessoa é convidada a participar de uma reunião geral e após passará a participar de encontros de capacitação.