Medidas tomadas pela Prefeitura de Ferros a fim de minimizar a disseminação do CORONAVIRUS

23/03/2020 Saúde

Como todos sabem, a COVID-19 tomou uma grande proporção no Brasil nos últimos dias e a situação se tornou preocupante.

Então, desde a última terça-feira (17/03/2020) a Prefeitura de Ferros vem tomando medidas com o intuito de evitar a disseminação do novo CORONAVIRUS no Município.

Para proteger os ferrenses e contribuir com o combate do vírus, o Prefeito Municipal decretou (Decreto nº 2488), no dia 17/03/2020, Situação de Emergência em Saúde Pública no Município, bem como suspendeu atendimentos presenciais ao público externo nos setores públicos, sendo esses atendimentos feitos por meio eletrônico ou telefônico, além da suspensão das atividades escolares, esportivas, culturais, eventos públicos e privados, cancelamento de eventos como Encontro de Bandas e Dia Internacional da Mulher, dentre outros. No mesmo decreto, foi criada a Comissão Municipal de Enfrentamento ao Coronavirus e recomendada a contenção social.

Além disso, foram divulgadas diversas informações e orientações a população por meio de anúncios em carro de som, panfletos e redes sociais, reuniões com profissionais da Saúde a fim de informá-los e sanar quaisquer dúvidas quanto aos protocolos e fluxos de atendimento, suspensos os atendimentos eletivos como exames laboratoriais, atendimentos odontológicos, mantidos apenas, os atendimentos de urgência  e de extrema necessidade, reorganizado o fluxo para renovação de receitas na Unidade de Saúde, transporte intermunicipal da saúde  mantido apenas para urgências e emergências, pacientes em tratamento oncológico e hemodiálise.

No dia 18/03/2020, foi necessário a decretação de medidas mais severas, já que nesta data, foi atendido o primeiro caso suspeito de paciente infectado com CORONAVIRUS no município. Então, através do Decreto nº 2489, o Prefeito Municipal determinou a suspensão temporária dos Alvarás de Localização e funcionamento com o intuito de evitar aglomeração de pessoas, ficando autorizados de manter o funcionamento apenas Supermercados, farmácias, laboratórios, clínicas, hospitais e demais serviços de saúde e lojas, desde que adotadas as medidas de prevenção ao contágio da COVID-19.

Com o intuito de diminuir o número de pessoas na Unidade de Saúde, foi disponibilizado linha telefônica exclusiva, através do número (31) 9 9626-1075 para pacientes sintomáticos receberem orientações, evitando que os mesmo tenham que se deslocar de suas casas, evitando aglomerações e maior disseminação do vírus. Foi criada também Comissão para monitoramento de viajantes recém chegados ao município, na qual Profissionais da Saúde contactam pessoas que chegam ao Município a fim de receberem informações a respeito de possíveis sintomas sentidos pelo cidadão.

A Prefeitura Municipal está contando com o apoio da Igreja Católica que disponibilizou o auto falante da Igreja Matriz para que sejam divulgadas informações à população e também da Polícia Militar que está, ininterruptamente, fazendo rondas pela cidade e solicitando aos cidadãos que permaneçam em suas residências. A todo momento, carros de som estão solicitando a população que FIQUEM EM CASA.  

No último domingo, dia 22/03/2020, o Prefeito Municipal, através do Decreto nº 2490, estendeu a suspensão dos Alvarás de Funcionamento a todos os estabelecimentos que não são considerados essenciais, impôs limite máximo de clientes a serem atendidos ao mesmo tempo nos estabelecimentos considerados essenciais, além de proibir hotéis de receberem novos hóspedes e a entrada de veículos de transporte coletivo ou carga de mercadoria no Município, salvaguardando apenas veículos de transporte de combustíveis, fármacos e suprimentos essenciais, bem como veículos dos correios.

A Prefeitura Municipal de Ferros, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, tem trabalhado de forma responsável, sensata e incansavelmente, com o intuito de proteger a toda população e contribuir com o combate ao novo CORONAVIRUS.

Vale ressaltar que essa luta é de toda população. Aos que podem, a Prefeitura de Ferros, solicita que FIQUEM EM CASA! Apenas saiam em caso de extrema necessidade. Essa é a forma que todos temos para agradecer àqueles que estão trabalhando, incessantemente, por toda população.

Veja, nos arquivos ao lado, os decretos publicados nos últimos dias. 

Voltar

Coronavirus

Arquivos para download

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.