História

O MUNICÍPIO DE FERROS 

A cidade de Ferros fica situada às margens do Rio Santo Antônio, dentro de um estreito vale. Fica na Zona Metalúrgica, bem no coração de Minas Gerais, na região sudeste do Brasil.
 
A origem do nome  de nossa cidade provém do fato da exploração que foi feita no Rio Santo Antônio. Grupos exploradores entregaram-se por longo tempo a famosa busca do ouro e diamantes, que diziam ser abundantes em seu cascalho e margens arenosas. Nessa exploração empregavam os mais variados utensílios de ferro que depois de prolongado tempo eram abandonadas às margens do rio. Na medida em que deles precisavam exclamavam: Vamos aos ferros, daí a originalidade do nome de nosso Município: FERROS.
 
Pela Lei de criação o nome do Município era SantAna dos Ferros. Mas pela Lei n° 843, de 07 de setembro de 1923 o município passou a denominar-se simplesmente Ferros.
 
Foi fundada por Pedro da Silva Chaves, que era português, muito devoto de SantAna, tendo doado a esta Santa, uma porção de terras. Construiu também uma capela, com o seu nome, colocando aí uma imagem de SantAna. Outros exploradores estiveram aqui antes dele, mas, esse que é considerado o fundador. Esses aventureiros aqui chegaram no século XVIII, aproximadamente em 1712. vieram explorar as riquezas de nossa terra, desbravando as nossas matas, fundando o povoado.

Voltar

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.